Prazer! Sou Juscelino Carvalho
A cultura vai se formando num processo de interação e de compartilhamento.
Todo mundo produz cultura.
Todo mundo participa da cultura.
A própria palavra ‘cultura” tem a ver com cultivo. Cultura agrícola, desde a revolução agrícola, produzindo e distribuindo alimentos.
A cultura agrícola envolve ritmos,espera,trabalho, respeito às leis da natureza, observação de fenômenos cíclicos…
A cultura, cultivo e uso de alimentos, a cultura como cultivo do espírito, envolvendo todas as dimensões da vida.
As palavras ‘culto’ e ‘inculto’, tão carregadas de preconceito, de imposição de valores associados às expectativas de uma determinada elite econômica, que elege seus gostos e preferências estéticas como critério de pertencimento ao que consideram ‘alta cultura’.
Mas aprendemos,com Mikhail Bakhtin, em seus estudos sobre as relações entre a produção cultural de conventos e mosteiros,em sua relação com as crenças, saberes e práticas do campesinato, que as culturas são fluentes e permeáveis entre si.
A produção cultural dos religiosos influenciava e era influenciada pela cultura popular.
Saberes dialogais, portanto.
Esse é o espírito da cultura, o constante diálogo entre o diverso,enriquecendo se continuamente com as diferenças e com a heterogeneidade.
Esse é o espírito dessa busca constante, que Marcos Torquato, poeta, jornalista, divulgador cultural, vem empreendendo e à qual pretendo acrescentar minha contribuição.
Mais sobre Encontro com o Jusça
Análise do poema “Eu Gosto Tanto”, de Maria Carmelita Branco
Eu gosto tanto Eu gosto tanto de ficar comigo Lembrando Itu, cidade em que nasci Eu gosto tanto de ficar comigo Percorrendo as ruas onde vivi Eu gosto tanto de…
Continue lendo…Ética e componentes socioemocionais da aprendizagem
Nessa reflexão, defendemos que um dos principais objetivos educacionais deve ser operar o resgate de uma visão de integralidade do ser humano. Nós nascemos humanos, mas é a tessitura e…
Continue lendo…“Pedagogia da Terra”, sexta edição, ano 2000, editora Fundação Peorópolis
“Moacir Gadotti trata de uma educação voltada para as interconexões e dinamismo das nossas relações com o meio ambiente, numa perspectiva sistêmica que envolve a cidadania planetária. Nesse sentido, Gadotti…
Continue lendo…Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.