Teatro Municipal de Jandira Recebe em abril, a Exposição Auto Cura Através das Cores do Artista Plástico Adelmo Almeida

Por Marcos Torquato

A Lei Federal de Incentivo Paulo Gustavo, começa a dar os primeiros frutos na cidade de Jandira. Fato que podemos confirmar com a “Exposição Auto Cura Através das Cores”, do artista plástico e visual Adelmo Almeida.

A mostra que tem como meta trazer 10 obras do artista que apresentará ao público telas e instalações criadas a partir da ressignificação daquilo que comumente chamamos de lixo. E é nesse contexto que o pintor tem criado parte da sua produção, com materiais que Adelmo, encontra em suas andanças.

Ao falar do seu processo criativo Almeida comenta: “Ando com olhar atento e recolho materiais que me chamam a atenção, levo para o meu ateliê e separo cuidadosamente A partir daí começo a pensar sobre a melhor maneira para aproveitar cada um dos objetos”

A proposta tem com um de seus objetivos propor uma reflexão sobre o consumo exagerado e sobre a maneira que descartamos, tantas coisas que podem ser aproveitadas e reaproveitadas.

Embora o artista pinte há mais de 40 anos, esse trabalho surgiu entre os anos de 2011- 2017, período em que Adelmo enfrentou uma depressão profunda.

Essa dura experiência vivida pelo pintor, trouxe um novo colorido para suas telas, junto a isso o artista teve a ideia de reaproveitar os tantos materiais descartados que ele encontra pelas ruas. Somam-se a essa lista cabos de vassouras que muitas vezes são usados como molduras, fundos de guarda roupas que são aproveitados como telas e vários outros materiais ganham graça e beleza nas mão hábeis do artista.

A Exposição Auto Cura Através das Cores, é sobretudo, uma voz que ecoa nos alertando sobre a maneira em nos comportamos em relação ao nosso Planeta.

Os interessados podem conferir a abertura da mostra dia 05 de abril às 19 horas, no Teatro Municipal de Jandira Luiz Gonzaga, Rua Rubens Lopes da Silva, nº 400 JMC, Centro de Jandira.

Após a abertura, a exposição ficará aberta ao público até o dia 19 de abril de  segunda a sexta-feira, respeitando o horário de funcionamento do Teatro Municipal.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora